terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Investimentos em Tecnologia da Informação


É notório saber que a tecnologia proporciona vantagens na gestão de diferentes organizações, no entanto, esta temática, gera algumas dúvidas sobre a viabilidade dos investimentos em diferentes organizações.
 
Um dos aspectos relevantes e tema de diversos artigos é a visão da tecnologia como desperdício na sua  aplicação.Ou seja, o investimento em determinada tecnologia pode não proporcionar o uso da totalidade de recursos disponibilizados por ela, o que gera sempre a dúvida se o investimento é eficiente, apesar de ser eficaz e vice-versa.

Alguns dos vectores que devem constar no planeamento do investimento em tecnologia:
 
1) Controlar os custos, fazer o balanço do investimento e onde este é aplicado;

2) Promover a padronização das atividades e operações, facilitando os processos de implementação e gestão; 
 
3) Fazer o planeamento de todas as etapas necessárias ao investimento, como cronograma de aquisição, implantação e pagamentos;
 
4) Estabelecer objetivos claros e mensuráveis, permitindo acompanhamento dos resultados nas diversas etapas estratégicamente planeadas;

5) Alinhar os objetivos estratégicos aos investimentos tecnológicos;

6) Terceirizar as atividades sem valor agregado ao seu negócio, incluindo hardware, software, banco de dados e pessoal.

No processo de decisão sobre investimentos tecnológicos deve-se avaliar não somente se esta ou aquela tecnologia proporciona melhor valor agregado, mas sim, as vantagens dessa tecnologia sobre a organização empresarial. Os lucros sobre o investimento em tecnologia devem ser comparados entre os recursos tecnológicos disponíveis e a sua funcionalidade na organização, sendo o último mais relevante. A prioridade é identificar e compreender as variáveis do negócio que demonstram melhorias com a nova tecnologia adquirida.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ShareThis